15 de ago. de 2009

Projeto Os Executivos 2009

Elaborado por Carlos Coelho

01. Justificativa
Seguindo o padrão de ensino Módulo, preparar ainda mais o aluno, forçando este a enfrentar o mundo dos negócios de uma maneira real, dinâmica e oferecendo experiência para diferenciá-lo no mercado de trabalho.

02. Descrição do Projeto
Desenvolver melhorias e benefícios para a Sociedade Benfeitora Jaguaré que é uma entidade sem fins lucrativos, localizada na Rua Floresto Bandesch, 156, Jaguaré, São Paulo. Fundada em 1º de abril de 1958, tem como finalidade tirar crianças e adolescentes das ruas dando-lhes alimentação adequada, estudos regulares e também Escola Profissionalizante (cursos certificados pelo SENAI).
A entidade possui duas unidades na grande São Paulo, e conta com 1117 alunos, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, 78 funcionários e 42 voluntários. Por se tratar de uma entidade carente e sem fins lucrativos, a Sociedade Benfeitora Jaguaré se mantém com a colaboração de empresas privadas e da prefeitura de São Paulo.

03. Lista de entregáveis
As melhorias para Sociedade Benfeitora Jaguaré devem focar os seguintes aspectos:

a) Desenvolver, organizar e construir um espaço multimídia, que contenha vídeo, datashow, caixa de som e uma tela de projeção grande. O espaço deve ser o de preferência da Benfeitoria, e deve receber os alunos para vídeos, aulas interativas e palestras.
b) Reformar a sala de internet utilizada pelos alunos, tendo preocupação com a estética e aparência do local, qualidade das maquinas e acessórios, organização e administração da rede, e processo e gerenciamento futuro do local.

04. Equipe
a) Todas as equipes devem ter no máximo 06 integrantes.
b) Todas devem ter um nome e carregar o perfil de “Consultoria”.
c) Deve-se preencher a ficha de participação corretamente, incluindo os nomes, números e funções. A ficha encontra-se no blog: projetoosexecutivos.blogspot.com.
d) As equipes poderão contar com ajuda de alunos de outras salas ou séries (ensino médio), porem todas as responsabilidades são dos integrantes principais.

Organograma
Líder:
responsável por definir qual membro da equipe assume cada função. Avaliar, organizar e coordenar o trabalho da equipe, planejando e executando o trabalho de todas as áreas. Sempre apresentar a equipe, funções, e a conclusão do trabalho.
Coordenador de relacionamento: responsável pelas informações e contatos entre consultoria e instituição, ou seja, avaliar as reais necessidades da estrutura e dos alunos.
Coordenador de planejamento tecnológico: desenvolver, analisar e gerenciar os processos e projetos focados na área de TI (tecnologia da informação). Deve analisar recursos humanos e materiais necessários.
Coordenador de planejamento audiovisual: responsável por organizar, desenvolver, conseguir e implantar os recursos audiovisuais, analisando recursos humanos e materiais.
Coordenador de orçamento (02): responsável por conseguir meios e métodos para realização do projeto, e garantir que todos estes possam ser utilizados.

05. Cronograma de Marcos
Durante as aulas - NACs com reuniões sobre os projetos
Outubro – Semifinal com apresentações dos projetos (pré-banca).
Outubro - Final com apresentação do projeto, aprovação e escolha da banca
Novembro - Execução

06. Restrições
a) Somente 01 (uma) equipe será contratada
A nota deste trabalho substituirá a nota da prova trimestral, sendo assim obrigatório à presença de todos. Existirão NACs em todas as aulas para compor a segunda nota do trimestre. O aluno que não fizer o trabalho estará automaticamente de exame.
A contratação da equipe estará relacionada à competência e profissionalismo empenhados no trabalho.
b) Prêmio:
Única nota 10,0 (dez) na avaliação final
30 dias vip na Academia Módulo Fitness
Oportunidade de executar o projeto, e aumentar suas qualificações no currículo.
Placa de homenagem fixada nos locais entregues.
c) Relacionamento com a empresa
Serão apresentados os nomes e funções dos representantes do cliente, todos estarão à disposição para transmitir informações sobre a empresa e produto. Lembrando ser uma instituição séria, é importante o comportamento, agendamento de horário e objetividade nas reuniões.
d) Atividades (escopo preliminar)
A função da consultoria é:
- Organização de toda estrutura necessária: equipamentos e recursos.
- A distribuição e definição da equipe de trabalho necessária para a realização de todo o planejamento.
- A organização, planejamento e execução para que após as entregas a instituição consiga continuar usando os benefícios sem a presença da consultoria.
- Levantamentos de custos e meios para conclusão do projeto.
- Definição das atividades de cada recurso da equipe na execução do projeto, e se necessário conseguir recursos de apoio e especificar suas funções.
e) Relacionamento com o professor
- Durante as aulas de marketing pessoal serão apresentados os processos do trabalho que deverão ser entregues nas aulas.
- O auxílio do professor no projeto será realizado durante as aulas, nas entregas dos processos.
f) O trabalho e apresentação
- Deverá ser entregue no dia da apresentação, o projeto encadernado, em tamanho A4 (21 x 29,7 cm.). O conteúdo deverá ser explicativo e claro sobre todas as estratégias, e informações do grupo, a banca estará avaliando este material assim como a apresentação.
- Será feita uma pré-banca no teatro, com os seguintes recursos: data show com telão, Internet, microfone, jogo de luzes e aparelhagem de som. Data inicial: 15 de outubro (quinta-feira), 19h20 para a turma 3EMGR e 3EMGS (noite) e 7h10 para o 3EMGA (manhã).

- Na pré-banca, somente o professor de marketing e mais um convidado definem duas equipes de cada período (manhã e noite) para passar para a próxima fase.
- A apresentação final será feita no teatro com os seguintes recursos: data show com telão, Internet, microfone, jogo de luzes e aparelhagem de som. Data inicial: 22 de outubro (quinta-feira) Às 20h.
- Os finalistas podem alterar e corrigir seus trabalhos, procurando vencer a concorrência e melhorar seu desempenho, porem não serão aceitos utilização de idéias ou patrocínios de outras equipes sem a autorização por escrito das mesmas.
- Todos os materiais utilizados na apresentação (filmes, slides, PowerPoint, músicas, etc.) devem ser entregues e testados com 24 horas de antecedência em CD ou pen drive, qualquer falha no dia do evento representa desqualificação da equipe e nota zero de avaliação.
- A duração máxima da apresentação deve ser de 10 minutos, e mais 03 minutos para esclarecimentos dos jurados. Caso o tempo seja ultrapassado, a apresentação será interrompida e encerrada.
- Todos os eventos que utilizarem recursos e estrutura do colégio devem ser avaliados e aprovados pela direção e coordenação do Módulo antes da apresentação.
g) Os jurados
A banca julgadora será formada por professores, especialistas da área, cliente final e convidados.
A escolha será baseada na opinião de todos, mas a decisão final será feita pelo professor de marketing.
h) Critérios de avaliação
- Os benefícios e melhorias que melhor representar, agregar valor ao público, e retorno para os padrões de qualidade da Sociedade Benfeitora Jaguaré.
- A viabilidade, organização e tempo de implantação do item acima.
- O desempenho, organização e dedicação da equipe como gestores e profissionais. O desenvolvimento do trabalho e perfil do líder.
- Comportamento e presença nas aulas como alunos.
- O formato e dinâmica da apresentação e trabalho escrito.
- Criatividade e diferenciais conseguidos pelas equipes.
- Comprometimento e responsabilidade dos membros dos grupos

Nenhum comentário:

Postar um comentário