22 de out. de 2011

SEMIFINAL 2011

Projeto Os Executivos 2011, mais um ano, mas desta vez um pouco diferente dos anteriores. Pela primeira vez os alunos não contaram com a minha ajuda durante a execução do projeto, devido a minha para os EUA, desde junho eles estão trabalhando sozinhos e a minha função é apenas julgar o grande vencedor.

Com o apoio de Sergio Fanti, sócio diretor da Agencia Wit Comunicação e do professor de marketing, que me substituiu, Ricardo, fiquei com a responsabilidade de definir Os Executivos deste ano.

Para muitos o projeto deste ano parece ser simples, mas produzir um super espetáculo para 700 pessoas não é tarefa fácil, Os Executivos precisam de muito planejamento com foco na execução para conseguir os resutados ideais e vencer a concorrência.

Semifinal Manhã

No dia 20 de outubro os grupos das salas 3EMAA e 3EMAB estavam prontos no teatro para iniciar a competição. Obviamente que a ansiedade e o nervosismo estava nítido nas feições dos alunos, porem o desafio é vencer isto também.

A Consultoria Elite Hope abriu a manha com um bom planejamento, dando foco nas crianças como clientes, procurando estratégias de divulgação e decoração do ambiente, porem esqueceram de dar foco na execução e por este motivo ficou de fora da final deste ano.

A Vincitore Consultoria subiu ao palco firme e querendo passar de fase. A estratégia de vendas tinha como objetivo crianças mas eles não esqueceram das famílias, fator fundamental para conseguir 700 pessoas.A equipe apresentou também patrocinadores para cenário, maquiagem e divulgação. O trabalho esta precisando encantar, focar mais na execução e alinhar muitos pontos ainda para ser o grande vencedor deste ano, mas eles vão para a final.

As duas próximas consultoria, Fesk e Lince, fizeram uma apresentação muito próxima da Vincitore, portanto os acertos e problemas são muito parecidos, o que me faz economizar palavras, eles também vão para a final, mas precisam de muitas melhorias e acertos. A Fesk gastou muito tempo falando de si mesmo, o que mostra a necessidade de trabalhar melhor seu conteúdo, e a Lince precisa dar mais peso na sua apresentação, ela esta muito simples e não conseguiu encantar muito a banca.

A Griffin Consultoria era formada por alunos capazes, que realmente poderiam disputar de igual com qualquer outra consultoria esta concorrência. A simulação de realidade mostrou que capacidade não é tudo, precisa de trabalho de equipe, dedicação e principalmente trabalhar para vencer. Uma oportunidade desperdiçada, torço realmente para que seja só esta.

A próxima consultoria não passou para a final, mas com certeza foi eliminada por poucos detalhes, a Mustache Consultoria foi irreverente, mas para um projeto como este, senso de humor é importante mas precisa de mais para vencer. A estratégia da equipe era simples demais, mais da metade do grupo faz parte do elenco da peca teatral e o planejamento de recursos foi zero.

A Lotus Consultoria iniciou sua apresentação com uma frase: Todo evento é único e não existe outra chance para fazer a coisa certa. Faltou repassar estas palavras para o projeto deles. Por este motivo ela ficou de fora da final.

Fechando a manha, a Naipe Consultoria apresentou um projeto com um planejamento bom e patrocinadores. Dentre os projetos da manha, na minha opinião, o mais equilibrado, porem mesmo assim longe de ser o vencedor do Projeto Os Executivos. Vale o lembrete que o vídeo no final não emocionou, não focou e ainda teve problemas de áudio. O ultimo finalista desta semifinal

De uma forma geral os grupos da manha foram fracos, porem os alunos são capazes, serão agora alguns dias de trabalho árduo para a grande final no dia 27. Todos precisam melhorar, vamos aguardar e conferir o que vai acontecer.

Semifinal Noite

Apos a decisão da manha ficou a pressão para as equipes da noite e mais duas vagas para a grande final. Posso adiantar que o clima de nervosismo era maior, ficava nítido na cara dos alunos que a pressão estava no ambiente. Por outro lado a qualidade dos trabalhos surpreendeu a banca julgadora.

As duas primeiras equipes, Dream Factory e Better Consultoria, fizeram um planejamento surpreendente, com patrocinadores fortes e diferenciais estratégicos, elas deixaram a banca com duvida de quem seria a melhor e saíram como favoritas de 2011. Obviamente se classificaram para a final, mas devem lembrar que ainda precisam melhorar, dando mais foco na execução e lembrando que todos irão melhorar ate à final.

As outras equipes, apresentaram projetos com um planejamento parecido, não se classificaram, mas estavam com projeto de muito boa qualidade, o que garantiu o brilho da noite e sensação de que teremos um projeto de altíssimo nível, visto que estas não passaram de fase.

A Aztec Consultoria teve como diferencial o ingresso mais 01 quilo de alimento, mas falhou na hora de definir uma execução direcionada, porem o grupo foi muito bem e soube se posicionar no palco. A Geração Y literalmente foi Y, com foco nas vendas online, surpreendeu, mas não podemos esquecer do off-line, faltou lembrar que a maioria das pessoas vai comprar no papel. Fechando a noite a Global Enterteinment apostou em parcerias fortes, que impressionavam ¬pelas garantias, mas o projeto não e apenas isto, precisava de mais planejamento.

Dia 25 de outubro promete uma final complicada para a banca julgadora. Teremos os trabalhos das equipes da noite melhorados o que praticamente chega perto da perfeição e por outro lado, times da manha, que são alunos com um potencial enorme, querendo mostrar a sua qualidade. Agora é esperar, ver o que vai acontecer e desejar boa sorte para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário