6 de set. de 2012

Projeto Os Executivos 2012 - Escopo

Justificativa
Seguindo o padrão de ensino do Colégio Módulo, preparar ainda mais o aluno, forçando este a enfrentar o mundo dos negócios de uma maneira real, dinâmica e oferecendo experiência para diferenciá-lo no mercado de trabalho.


Descrição do Projeto
Preparar, organizar e trabalhar na Feira Técnica 2012 do Colégio Módulo. O projeto deve alinhar conceitos como o planejamento completo do evento, seleção e aquisição de todos os recursos envolvidos e a participação efetiva na execução do evento.

O mesmo vai ocorrer em 30/10/2012 (data inicial), no período das 8h às 18h30 (inicial) e contará com a presença de todos os alunos do curso técnico do Colégio Módulo.

O evento será realizado nas estruturas do Colégio Módulo, na Rua Tito, 1175, Lapa e contando com os andares (a definir). Este deverá receber visitas de alunos, familiares, empresas interessadas e empreendedores.


Lista de Entregáveis
As consultorias do projeto devem organizar, planejar e executar os seguintes pontos:

a) Planejamento do Projeto
- Salas onde acontecerão as exposições, avaliando a melhor forma de exposição e materiais necessários para execução da mesma.

- A comunicação externa das salas expositivas que deverá ser utilizada no dia do evento, para que os visitantes consigam transitar com facilidade pelo prédio.

- Aquisição, quantidade e posicionamento dos recursos humanos envolvidos com o projeto. Neste item é importante a utilização de alunos no dia para garantir o sucesso do projeto.

- Estabelecer plano de chegada e saída dos expositores procurando facilitar o trabalho de todos.

- Procurar diferenciais para entretenimento do público durante o evento, aumentando o tempo de permanência e encantamento do público, neste item é importante focar nas necessidades básicas do evento.

- Estabelecer critérios e premiação para uma competição onde será eleito o melhor trabalho exposto na feira.

b) Divulgação
- Divulgação do evento com ações que envolvam toda a comunidade estudantil do Colégio Módulo.

- Estabelecer um processo de comunicação e divulgação do evento para empresas.

- Divulgar o evento nas empresas da região informando a comunidade da região.

c) Consultoria
- Orientar os expositores na melhor forma de se apresentar, procurando através do conhecimento adquirido em aula, melhorar todos os projetos.

- Entender o funcionamento de todos os trabalhos que serão expostos para levantamento dos materiais e formato das salas de aula utilizadas.

- Formatar a melhor forma de vender a qualidade dos alunos e do Colégio Módulo para os visitantes.

e) Envolvimento
- Criar estratégias que façam o evento ter diferencias como busca de patrocínios, ações diferenciadas mas relacionadas com os projetos expostos e envolvimento dos alunos e visitantes do evento.
 

Equipe
a) Todas as equipes devem ter no máximo 04 integrantes.

b) Todas devem ter um nome e carregar o perfil de “Consultoria”.

c) As equipes poderão contar com ajuda de alunos de outras salas ou séries, porem todas as responsabilidades são dos integrantes principais.

Organograma
Líder: responsável por definir qual membro da equipe assume cada função. Avaliar, organizar e coordenar o trabalho da equipe, planejando e executando as atividaes de todas as áreas. Sempre apresentar a equipe, funções, e a conclusão do trabalho.

Coordenador marketing: responsável por construir a estratégia de divulgação do evento, garantindo os objetivos do projeto.

Coordenador de Operações: responsável por avaliar as necessidades dos projetos, organizar os espaços, definir os recursos humanos e planejar o andamento do evento.

Coordenador de relacionamento e parcerias: conseguir patrocínios que criem diferenciais para o evento. Convidar e divulgar os projetos para empresas interessadas, buscando trazer negócios para a Feira Técnica.
 

Cronograma de Marcos
Durante as aulas - NACs com reuniões sobre os projetos
Setembro: Desenvolvimento do projeto. NAC todas as aulas
Outubro: dia 18 Semifinal com apresentação dos projetos
Outubro: dia 25 Final com apresentação dos classificado
Novembro: Execução

 

Restrições
01. Somente 01 (uma) equipe será contratada
A nota deste trabalho substituirá a nota da prova trimestral, sendo assim obrigatório à presença de todos. Existirão NACs em todas as aulas para compor a segunda nota do trimestre. O aluno que não fizer o trabalho estará automaticamente de exame.

A contratação da equipe estará relacionada à competência e profissionalismo empenhados no trabalho.

02. Prêmio:
Única nota 10,0 (dez) na avaliação final
30 dias vip na Academia Módulo Fitness
Oportunidade de executar o projeto, e aumentar suas qualificações no currículo.

03. Relacionamento com a empresa
Serão apresentados os nomes e funções dos envolvidos com o projeto, todos estarão à disposição para transmitir informações. Lembrando ser um projeto profissional, é importante o comportamento, agendamento de horário e objetividade nas reuniões.

04. Atividades (escopo preliminar)
A função da consultoria é:
01. Organização de toda estrutura necessária: equipamentos e recursos.
02. A distribuição e definição da equipe de trabalho necessária para a realização de todo o planejamento.
03. A organização, planejamento e execução para que após as entregas a instituição consiga continuar usando os benefícios sem a presença da consultoria.
04. Levantamentos de custos e meios para conclusão do projeto.
05. Definição das atividades de cada recurso da equipe na execução do projeto, e se necessário conseguir recursos de apoio e especificar suas funções.

05. Relacionamento com o professor
a) Durante as aulas de marketing pessoal serão apresentados os processos do trabalho que deverão ser entregues nas aulas.
b) O auxílio do professor no projeto será realizado durante as aulas, nas entregas dos processos.

06. O trabalho e apresentação
a) Deverá ser entregue no dia da apresentação, o projeto encadernado, em tamanho A4 (21 x 29,7 cm.). O conteúdo deverá ser explicativo e claro sobre todas as estratégias, e informações do grupo, a banca estará avaliando este material assim como a apresentação.
b) Será feita uma pré-banca no teatro, com os seguintes recursos: data show com telão, Internet, microfone, jogo de luzes e aparelhagem de som. Data inicial: 18 de outubro (quinta-feira), 9h00 para as turmas 3EMAA.
c) Na pré-banca, somente o professor de marketing e mais um convidado definem três ou quatro equipes para passar para a próxima fase.
d) A apresentação final será feita no teatro com os seguintes recursos: data show com telão, Internet, microfone, jogo de luzes e aparelhagem de som. Data inicial: 25 de outubro (quinta-feira) Às 9h00.
e) Os finalistas podem alterar e corrigir seus trabalhos, procurando vencer a concorrência e melhorar seu desempenho, porem não serão aceitos utilização de idéias ou patrocínios de outras equipes sem a autorização por escrito das mesmas.
f) Todos os materiais utilizados na apresentação (filmes, slides, PowerPoint, músicas, etc.) devem ser entregues e testados com 24 horas de antecedência em CD ou pen drive, qualquer falha no dia do evento representa desqualificação da equipe e nota zero de avaliação.
g) A duração máxima da apresentação deve ser de 10 minutos, e mais 03 minutos para esclarecimentos dos jurados. Caso o tempo seja ultrapassado, a apresentação será interrompida e encerrada.
h) Todos os eventos que utilizarem recursos e estrutura do colégio devem ser avaliados e aprovados pela direção e coordenação do Módulo antes da apresentação.

07. Os jurados
A banca julgadora será formada por professores, especialistas da área, cliente final e convidados.
A escolha será baseada na opinião de todos, mas a decisão final será feita pelo professor de marketing.

08. Critérios de avaliação
a) A organização e transformação do evento em uma super produção.
b) A viabilidade, organização e tempo de implantação do item acima.
c) O desempenho, organização e dedicação da equipe como gestores e profissionais. O desenvolvimento do trabalho e perfil do líder.
d) Comportamento e presença nas aulas como alunos.
e) O formato e dinâmica da apresentação e trabalho escrito.
f) Criatividade e diferenciais conseguidos pelas equipes.
g) Comprometimento e responsabilidade dos membros dos grupos

Nenhum comentário:

Postar um comentário