2 de set. de 2013

Projeto Os Executivos 2013 - Escopo

1. Justificativa
Seguindo o padrão de ensino do Colégio Módulo, preparar ainda mais o aluno, forçando este a enfrentar o mundo dos negócios de uma maneira real, dinâmica e oferecendo experiência para diferenciá-lo no mercado de trabalho.


2. Descrição do Projeto
Organizar e trabalhar na Feira Técnica 2013 do Colégio Módulo, porem com foco na criação de entretenimento, envolvimento e participação do público. O projeto deve alinhar conceitos como o planejamento completo do evento, seleção e aquisição de todos os recursos envolvidos e a participação efetiva na execução do evento.

A Feira Técnica vai ocorrer em 18/10/2013 (data inicial), no período das 8h às 18h30 (inicial) e contará com a participação de todos os alunos do curso técnico do Colégio Módulo.

O evento será realizado no Colégio Módulo, na Rua Tito, 1175, Lapa e contará com a estrutura do prédio (andares a definir). Este deverá receber visitas de alunos, familiares, empresas interessadas e empreendedores. O grupo que melhor planejar o projeto será o vencedor da edição de 2013.


3. Lista de Entregáveis
As consultorias do projeto vão ter que desenvolver uma série de atividades que começarão na data de lançamento do projeto. Existirão ações anteriores ao evento e ações no dia do evento.

3.1 Ações anteriores ao evento
Todas as tarefas anteriores ao evento serão pontuadas e avaliadas como a nota de NAC. O grupo que melhor pontuar nesta fase terá um lugar garantido entre os 03 finalistas do Projeto Os Executivos 2013.

Lista de Tarefas:
a) Evento no Facebook: todos os alunos do curso técnico devem estar incluídos no evento que será criado e devem apontar como presentes. Dentro do evento terá uma pesquisa onde o aluno vai dizer qual consultoria vai ganhar o Projeto Os Executivos 2013. Pontuação: 10 pontos para cada voto da pesquisa

b) Arrecadação de brinquedos: estaremos apoiando o natal da Sociedade Benfeitora Jaguaré, colaborando com os presentes conforme lista abaixo.

FAIXA ETÁRIA
QUANT MENINAS
QUANT MENINOS
PRESENTE MENINAS
PRESENTE MENINOS
0 A 1 ANOS
11
13
Boneca

Caminhão –  motoca

2 E 3 ANOS
30
35
Boneca
Caminhão – jogos de encaixe
3 A 4 ANOS
32
35
Boneca – jogo de panelinha
Carrinho – jogos de encaixe
6 a 7  ANOS
52
70
Boneca
Carrinho c/ fricção ou Bola
8 a 9  ANOS
79
123
Boneca
Carrinho c/ fricção ou Bola
10 e 11 ANOS
58
86
Bolsinha / maquiagem
Bola futsal costurada
12 a 14 ANOS
35
42
Agenda ou diário + jogo canetas / Jogo bijuteria colar e brinco
Boné ou relógio
15 A 18 ANOS - CPA
358
423
Agenda ou diário + jogo canetas / Jogo bijuteria colar e brinco
Boné ou relógio

Total de alunos impactados: 1482

As consultorias deverão conseguir os brinquedos e trabalhar para que todos os alunos do colégio participem desta ação, trazendo brinquedos.
Cada presente entregue valerá uma pontuação para consultoria madrinha. Todos os alunos que participarem desta ação deverão receber algum beneficio que será desenvolvido pela consultoria.
Pontuação: 30 pontos para cada brinquedo entregue. Para computar o ponto, cada aluno que trouxer o brinquedo até a final do Projeto Os Executivos deverá apontar a equipe que deverá ser beneficiada.

c) Torcida na Semi-Final: faremos uma votação durante a semi-final do Projeto Os Executivos, a equipe que tiver o maior número de votos e torcida receberá uma pontuação especial.
Pontuação: 05 pontos para cada voto recebido

3.2 Ações para o dia do evento:
a) Planejamento do Projeto
- Salas onde acontecerão as exposições, avaliando a melhor forma de exposição e materiais necessários para execução da mesma.
- A comunicação externa das salas expositivas que deverá ser utilizada no dia do evento, para que os visitantes consigam transitar com facilidade pelo prédio.
- Aquisição, quantidade e posicionamento dos recursos humanos envolvidos com o projeto. Neste item é importante a utilização de todos os alunos do 3EMAA no dia para garantir o sucesso do projeto.
- Estabelecer plano de chegada e saída dos expositores procurando facilitar o trabalho de todos.
- Desenvolvimento da comunicação no dia do evento

b) Competição entre os Grupos Executores
- Organizar o formato da competição e processo de votação dos alunos.
- Criar as regras e pontuações para os visitantes da feira e para as equipes participantes.
- Conseguir patrocínio para uma premiação ao primeiro lugar.


4. Equipe e Cronograma
a) Todas as equipes devem ter no máximo 06 integrantes.
b) Todas devem ter um nome e carregar o perfil de “Consultoria”.
c) As equipes poderão contar com ajuda de alunos de outras salas ou séries, porem todas as responsabilidades são dos integrantes principais.

Organograma
Líder: responsável por definir qual membro da equipe assume cada função. Avaliar, organizar e coordenar o trabalho da equipe, planejando e executando as atividaes de todas as áreas. Sempre apresentar a equipe, funções, e a conclusão do trabalho.
Coordenador marketing (02): responsável por construir a estratégia de divulgação do evento, garantindo os objetivos do projeto.
Coordenador de Operações: responsável por avaliar as necessidades dos projetos, organizar os espaços, definir os recursos humanos e planejar o andamento do evento.
Coordenador de relacionamento e parcerias (02): conseguir patrocínios que criem diferenciais para o evento. Convidar e divulgar os projetos para empresas interessadas, buscando trazer negócios para a Feira Técnica. 

Cronograma de Marcos
Durante as aulas - reuniões sobre os projetos
Setembro: Desenvolvimento do projeto.
Outubro: dia 10 Final com apresentação dos classificado
Outubro: Execução


5. Restrições
a) Somente 01 (uma) equipe será contratada
A nota deste trabalho substituirá a nota da prova trimestral, sendo assim obrigatório à presença de todos. Existirão NACs em todas as aulas para compor a segunda nota do trimestre. O aluno que não fizer o trabalho estará automaticamente de exame.
A contratação da equipe estará relacionada à competência e profissionalismo empenhados no trabalho.

b) Prêmio:
Única nota 10,0 (dez) na avaliação final.
30 dias vip na Academia Módulo Fitness.
Oportunidade de impactar o natal de quase 1500 crianças.
Oportunidade de executar o projeto, e aumentar suas qualificações no currículo.
Almoço / Jantar ao grupo vencedor

c) Relacionamento com a empresa
As consultoria terão acesso as informações da Feira Técnica, trabalhos, alunos, professores, coordenação e diretoria, todos irão colaborar, porem lembrem-se que este é um projeto profissional, é importante o comportamento, agendamento de horário e objetividade nas reuniões.

d) Atividades (escopo preliminar)
A função da consultoria é:
- Organização de toda estrutura necessária: equipamentos e recursos.
- A distribuição e definição da equipe de trabalho necessária para a realização de todo o planejamento.
- A organização, planejamento e execução para que após as entregas a instituição consiga continuar usando os benefícios sem a presença da consultoria.
- Levantamentos de custos e meios para conclusão do projeto.
- Definição das atividades de cada recurso da equipe na execução do projeto, e se necessário conseguir recursos de apoio e especificar suas funções.

e) Relacionamento com o professor
Durante as aulas de marketing pessoal serão realizadas reuniões semanalmente para avaliar o andamento do projeto. As mesmas terão metas, entregas e prazos que deverão ser cumpridas.

f) O trabalho e apresentação
- Deverá ser entregue no dia da apresentação, o projeto impresso, encadernado, em tamanho A4 (21 x29,7 cm.). O conteúdo deverá ser explicativo e claro sobre todas as estratégias, e informações do grupo, a banca estará avaliando este material assim como a apresentação.
- A apresentação final será feita no teatro com os seguintes recursos: data show com telão, Internet, microfone, jogo de luzes e aparelhagem de som. Data inicial: 10 de outubro (quinta-feira) Às 9h15.
- Os grupos podem agendar parcerias entre si, buscando um processo melhor de execução do projeto. É permitido a utilização de ideias, patrocínios e recursos, porem tudo deverá estar assinado e liberado pela outra consultoria.
-  Todos os materiais utilizados na apresentação (filmes, slides, PowerPoint, músicas, etc.) é de responsabilidade da própria consultoria, ou seja, qualquer item que não funcionar não vai alterar a ordem ou horário da mesma.
- A duração máxima da apresentação deve ser de 10 minutos, e mais 03 minutos para esclarecimentos dos jurados. Caso o tempo seja ultrapassado, a apresentação será interrompida e encerrada.
- Todos os eventos que utilizarem recursos e estrutura do colégio devem ser avaliados e aprovados pela direção e coordenação do Módulo antes da apresentação.

g) Os jurados
A banca julgadora será formada por professores, especialistas da área, cliente final e convidados.
A escolha será baseada na opinião de todos, mas a decisão final será feita pelo professor de marketing.

h) Critérios de avaliação
a) A organização e transformação do evento em uma super produção.
b) A viabilidade, organização e tempo de implantação do item acima.
c) O desempenho, organização e dedicação da equipe como gestores e profissionais. O desenvolvimento do trabalho e perfil do líder.
d) Comportamento e presença nas aulas como alunos.
e) O formato e dinâmica da apresentação e trabalho escrito.
f) Criatividade e diferenciais conseguidos pelas equipes.
g) Comprometimento e responsabilidade dos membros dos grupos

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